:: Marcel Zampieri Gimenez ::
  Página Principal
  Experiência
  Rede de Contatos
  Fornecedores de Tecnologia
        Indústria da Madeira
        Setor de Energia
  Fale Comigo

:: Portuguese ::    
Quem é Marcel Zampieri Gimenez

:: Marcel Zampieri Gimenez ::

Engenheiro mecânico formado há 32 anos.

Ingressou na indústria de painéis à base de madeira reconstituida há 30 anos, quando foi contratado para compor a equipe de Projetos Industriais da Duratex.

Foi o último engenheiro contratado pela empresa que, logo no início de suas atribuições, passou por treinamento pelos principais setores que compunham ou que estavam relacionados com a cadeia produtiva (estoque/pátio de madeira, processamento de toras, preparação de partículas, planta de energia, secagem, classificação de partículas, encolagem, formação, prensagem, estocagem intermediária/climatização, calibração/acabamento, estocagem final, almoxarifado, PCP, PCE, laboratórios e manutenção). Acompanhou também as atividades na fabricação de resinas, impregnação de papéis e revestimento de painéis com papéis finish foil e baixa pressão (à base de melamina).

Esta etapa de sua carreira foi fundamental para criar uma base sólida de conhecimentos aplicados quando necessários durante o desempenho de suas funções.

Durante os quase 10 anos em que serviu à Duratex, participou ativamente de reuniões de projeto com fornecedores estrangeiros junto à Diretoria Industrial em São Paulo, assessorando o Gerente Executivo de Engenharia e Desenvolvimento.

Seu interesse e iniciativa em elaborar estudos de capacidade e de viabilidade, balanços de massa, fluxogramas de processo, propor alternativas de layout e sugestões em prol do bom resultado dos projetos levaram-no a assumir, com menos de quatro anos de empresa, o seu primeiro cargo de chefia dentro da organização.

Contribuiu com seu conhecimento, criatividade, facilidade de relacionamento e experiência para a concretização de 22 projetos de médio e grande porte, desde a concepção básica até a implantação.

Após este período, que incluiu ainda viagens internacionais para reuniões técnicas na Itália e participação de visitas e feiras na Alemanha, foi convidado em 2004 por Nikolaus Reisky para trabalhar pela Inserco.

Entre os desafios desta nova etapa em sua carreira, estavam:

- aumentar o volume de vendas da Inserco
- conquistar novos clientes neste e em outros segmentos
- fornecer um suporte técnico condizente com a necessidade dos clientes.

Para que conseguisse superar estes desafios, recebeu em fevereiro 2005 treinamento durante 2 semanas em vários fornecedores de tecnologia importantes desta indústria representados pela Inserco (Brandenburger, DelleVedove, Dieffenbacher, Hueck Rheinische, Imeas, Pallmann, Schenckmann Piel, Vits e Wemhöner).

Com isso, pôde apresentar-se aos novos contatos como um profissional que já possuía muita experiência na área de engenharia envolvendo projetos industriais, instalações de equipamentos individuais, implantação de novas linhas de produção, dimensionamento de equipamentos, análise de propostas técnico-comerciais e que podia também contribuir durante as negociações para a venda desses equipamentos, peças de reposição e elementos de desgaste.

Dentre as principais realizações durante estes 4 anos e 5 meses, devem ser destacados:

- o aumento das vendas de peças de reposição e elementos de desgaste em 225 %, através de vendas de grande valor e da conquista de novos clientes na indústria de painéis e em outros segmentos (borracha e plástico).

- a maior participação principalmente de empresas como Berneck, Eucatex e Fibraplac no volume de vendas da Inserco.

- na indústria de pneus e de artefatos de borracha para mineração e para a indústria automotiva, contribuiu com seu trabalho persistente e uma boa argumentação técnica para consolidar o nome da Inserco como fornecedor de empresas como Bridgestone Firestone, Continental, Correias Mercúrio, Hutchinson e Pirelli.

- e principalmente, o sucesso obtido junto com os clientes e fornecedores na realização dos seguintes negócios:

planta para a produção de painéis MDP (Masisa Montenegro/RS)

planta para a produção de painéis MDF/THDF (Eucatex Salto/SP)

linhas de revestimento BP (Satipel Taquari/RS, Berneck Araucária/PR, Eucatex Salto/SP e Satipel Uberaba/MG, em ordem cronológica)

linha de lixamento (calibração/acabamento Eucatex Salto/SP)

linha de impregnação e lixadeira (Fibraplac Glorinha/RS)

precipitador eletrostático (Arauco Curitiba/PR).


Pela evolução de sua carreira ao longo desses anos, criou uma imagem de respeito, confiabilidade e profissionalismo perante os engenheiros, supervisores, compradores, gerentes, diretores e presidentes das empresas clientes da Inserco.

Dentre os executivos da Alta Administração das empresas com quem realizou negócios, estabeleceu um relacionamento muito sólido e de confiança com o presidente do grupo Eucatex, o sr. Flavio Maluf; que em meados de 2009, fez o convite para que Marcel viesse a se tornar o Gerente de Produção da futura linha de THDF, cujas obras estavam sendo retomadas no canteiro, após passagem do pior período da crise financeira mundial, mesmo sem o profissional possuir experiência nesta função, sinal da confiança depositada no mesmo em anos de negócios realizados entre as empresas fornecedora e cliente.

O objetivo dele com a vinda do profissional para a empresa era o de instituir uma nova maneira de agir e pensar, e que pudesse mudar a cultura organizacional existente, fora dos padrões atuais; formando um time diferenciado para que a nova linha já se colocasse desde o seu início de operação no mesmo nível de competitividade e qualidade em comparação com os concorrentes já estabelecidos no mercado.

Seu trabalho na Eucatex iniciou-se em 02/set/2009, a partir de quando participou de outros trabalhos da planta de Salto, contribuindo com sua experiência e conhecimento para a discussão das melhores alternativas e busca de soluções para as necessidades operacionais.

Após este trabalho inicial focado na sustenção da planta, que durou aproximadamente 6 meses, voltou suas atenções ao processo de estruturação de toda a equipe de produção da linha THDF, reunindo-se periodicamente com a Diretoria Industrial e a Presidência da empresa, até a consolidação do organograma, da gerência até o nível operacional.

A formação deste time diferenciado teve início no nível de supervisão, onde foram designados para ocupar os cargos das principais áreas (grupos de equipamentos) os profissionais da Eucatex que vieram acompanhando o projeto durante toda a implantação, e de outros que já possuiam experiência na área da produção, pois assim seria possível a operação com uma curva de aprendizado menor, suportando até mesmo o Gerente de Produção.

Estes supervisores (denominados “Supervisores de Área”) auxiliaram o gerente de produção durante todo o processo de definição dos perfis para cada função, triagem dos currículos e entrevistas, até a definição e contratação dos supervisores de turno da produção e funcionários em nível operacional (operadores e auxiliares).

Após todo o processo, que teve duração total de 6 meses, os novos funcionários receberam uma intensa carga de treinamentos já voltados à nova qualificação e modelo desejado pela direção da empresa para operacão da linha.

Dentre os diversos treinamentos aplicados (metrologia, elementos de máquinas, Controle Estatístico do Processo, entre outros), a gerência, supervisão e operação receberam um treinamento introdutório à metodologia Lean TPM (“Produção Enxuta”), para um melhor acompanhamento do estado dos equipamentos da linha e a respectiva manutenção autônoma, auxiliando assim no processo de obtenção da máxima disponibilidade e performance possível para a linha de produção.

A linha THDF da Eucatex produziu a sua 1ª chapa (marco tradicional neste segmento da indústria) no dia 27/out/2010, conforme ilustrado pelas fotos abaixo:

:: imagem 1 ::     :: imagem 2 ::     :: imagem 3 ::     :: imagem 4 ::

:: imagem 5 ::     :: imagem 6 ::     :: imagem 7 ::

Em abril/2012 ingressou na Siemens em Jundiaí como Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos Sênior, área na qual nunca havia atuado.

Reportando-se ao Coordenador de Desenvolvimento, iniciou suas atividades estabelecendo contato com fornecedores locais para a nacionalização de itens que compõem os produtos do portfólio atual, visando à redução dos custos industriais, com conseqüente aumento da competitividade da empresa no mercado.

Contato desde o início com a casa matriz na Alemanha para o acompanhamento de projetos de transparência de custos, por meio de conferências semanais com interface concomitante com a matriz na Alemanha e filial no México, na busca de soluções globais de fornecimento para que se atinjam as metas estabelecidas de savings.

Em outubro/2012 foi promovido a Coordenador de Desenvolvimento, quando passou a atuar de forma mais estratégica, focando suas atividades em outro patamar de responsabilidades.

Gerenciando a equipe composta de 4 projetistas sêniores e 1 engenheiro de desenvolvimento júnior, suas atuais atribuições consistem em:

- Coordenação das atividades dos técnicos nos projetos de redução de custos, por meio de alterações nos projetos dos subconjuntos e componentes de disjuntores e chaves seccionadoras da divisão de Produtos de Transmissão e Distribuição.

:: imagem 1a ::     :: imagem 2a ::     :: imagem 3a ::     :: imagem 4a ::

:: imagem 1b ::     :: imagem 2b ::     :: imagem 3c ::

- Reporte à matriz da empresa na Alemanha relativo ao andamento destes projetos do departamento para apontamento mensal do volume acumulado de savings alcançado, mantendo-se alinhado ao target estabelecido.

- Suporte aos departamentos de compras, controladoria, qualidade, vendas, projetos, logística e produção no esclarecimento de questões relacionadas a materiais, desenhos técnicos, fornecedores e especificações técnicas dos equipamentos.

- Avaliação de desempenho dos profissionais com base nas metas individuais e coletivas estabelecidas.

Como resultado para a Unidade de Negócios, a implantação dos projetos de produtividade para disjuntores e chaves seccionadoras no período de outubro de 2012 até o presente momento, alcançou uma redução dos custos no total de R$ 12,8 milhões.

Pela Andritz Brasil, recebeu uma proposta para desenvolver no mercado brasileiro um novo produto utilizado na produção de cavacos, no início do processo de fabricação de celulose e de papel.

Em 2011 o grupo internacional de tecnologia A ANDRITZ adquiriu a Iggesund Tools International AB, com sede em Iggesund, na Suécia, incluindo suas subsidiárias nos EUA, Canadá e outros países. As empresas adquiridas possuem aproximadamente 160 funcionários e geram vendas anuais de cerca de 25 milhões de Euros.

A Iggesund Tools - agora ANDRITZ Iggesund Tools - fornece equipamentos para picagem e descascamento de madeira (principalmente sistemas de facas para picadores) para fábricas de celulose e serrarias.

:: Analisador de Cavacos ScanChip ::     :: Sistema de facas TurnKnife TK-IV ::
Analisador de Cavacos ScanChip                                         Sistema de facas TurnKnife TK-IV

Fonte: site Andritz

Em 2019 assumiu a Gerência de Engenharia da Garen Automação, empresa brasileira de automação, fabricante de automatizadores de portões, portas sociais, cancelas, fechaduras, centrais eletrônicas e acessórios; exportando para a Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Paraguai e Uruguai.

Liderando uma equipe de 15 profissionais (engenheiros e técnicos eletrônicos e mecânicos), foi responsável por:

- Implementar 16 projetos envolvendo melhorias construtivas, maior velocidade de funcionamento dos produtos, e novos lançamentos nos segmentos de automatizadores, controle de acesso e segurança.

- Coordenar as atividades das ferramentarias de manutenção e de projetos.

- Coordenar ações de melhoria na extrusora e nas injetoras de alumínio.

- Coordenar projetos de construção de dispositivos para suporte à Produção.

- Coordenar o projeto e acompanhou a construção de dois showrooms e centros de teste.

- Coordenar a implantação de uma linha de produção de portões.

- Apoiar as áreas Comercial, de Marketing, de Produção, de PCP e de Qualidade para esclarecimentos técnicos relativos aos produtos do portfolio.

:: imagem 1 ::     :: imagem 2 ::     :: imagem 3 ::     :: imagem 4 ::

:: imagem 5 ::     :: imagem 6 ::     :: imagem 7 ::     :: imagem 8 ::

:: imagem 9 ::     :: imagem 10 ::

Fonte: site Garen

Caso tenha interesse em contatar o engo. Marcel, clique aqui.

Marcel Zampieri Gimenez     Celular (11) 91322-4700